Objetivos
Conforme regimento do Núcleo de Educação Inclusiva, os trabalhos realizados no NEI visam atingir os seguintes objetivos:
I – garantir acessibilidade no ingresso, permanência e participação de estudantes, docentes e técnicos-administrativos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação na UFOP;
II – organizar ações institucionais que visem assegurar o direito da pessoa com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, à educação superior;
III – trabalhar para a consolidação de uma política de inclusão educacional na UFOP, visando uma prática educativa que respeite as diferenças e a diversidade;
IV – contribuir para a promoção da acessibilidade atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica/pedagógica e programática;
V – articular com os distintos setores da UFOP projetos de acessibilidade no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, visando à construção de práticas inclusivas;
VI – oportunizar à comunidade encontros, debates, seminários, fóruns e grupos de estudo para discutir questões relativas à educação inclusiva e acessibilidade;
VII – estimular e apoiar projetos de pesquisa cuja abordagem seja a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação;
VIII – disseminar conceitos e práticas de inclusão e acessibilidade por intermédio de diversas ações extensionistas;
IX – identificar as barreiras arquitetônicas e propor ações que possibilitem a eliminação de qualquer entrave ou obstáculo limitador do acesso à informação, comunicação, movimentação e circulação;
X – identificar as necessidades de formação ou qualificação de recursos humanos, sugerindo e promovendo capacitações e formações que contemplem os temas de educação inclusiva e acessibilidade;
XI – contribuir com a formação acadêmica de estudantes dos diversos cursos de graduação e pós-graduação da UFOP, por meio de estágios, monitorias e participação em projetos com a temática de educação inclusiva e acessibilidade;
XII – manter um espaço físico que reúna as tecnologias assistivas, recursos didáticos e humanos visando o apoio e desenvolvimento das atividades acadêmicas dos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.