Bolsas
Como faço para ter acesso ao Programa de Bolsas da UFOP?
A participação nos programas de bolsas está condicionada a avaliação socioeconômica do estudante de acordo com seu nível de classificação. Mais informações sobre a avaliação socioeconômico, clique aqui. |
Qualquer estudante pode solicitar as bolsas?
As bolsas podem ser pleiteadas por estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado sem bolsa), na modalidade presencial. O acesso se fará de acordo com resultado de avaliação socioeconômica. |
Quando posso solicitar as bolsas alimentação e permanência?
As bolsas podem ser solicitadas a qualquer momento, de acordo com a necessidade do estudante. Para acessá-las, o estudante deve se inscrever no Cadastro para Programas de Assistência Estudantil (CPAE), disponível na plataforma Minha UFOP, e aguardar resultado da avaliação socioeconômica. |
Tranquei a matrícula, o que devo fazer para retomar a bolsa quando retornar à UFOP?
O trancamento total do período configura afastamento temporário. Para continuar a acessar as bolsas, quando retornar à condição de matriculado o estudante deverá inserir os programas de bolsa desejados na plataforma Minha UFOP. Este procedimento só é possível se a validade da avaliação socioeconômica ainda estiver vigente. Caso contrário o estudante deverá fazer novo pedido e se submeter novamente a todo o processo de avaliação socioeconômica. |
Existe carga horária mínima a ser cursada para manutenção dos programas de bolsa da PRACE?
Sim. O estudante deve estar matriculado em no mínimo 150 horas. Para mais informações acesse a Resolução CUNI 1380 - 2012. |
Não tenho conta corrente, o que devo fazer para me cadastrar nos programas de assistência estudantil (CPAE)?
A bolsa permanência é paga apenas em conta corrente pessoal do estudante, por esse motivo não é possível realizar o cadastro sem informar sua conta corrente. O estudante que não possuir conta corrente deve providenciar a abertura, pois em nenhuma hipótese a bolsa será paga em contas de terceiros. |
Posso acumular as bolsas de assistência estudantil?
Sim. O estudante pode acumular as bolsas alimentação e permanência. |
Posso acumular as bolsas de assistência estudantil com bolsas acadêmicas?
Aos alunos da graduação presencial é permita a acumulação da Bolsa-Permanência com outra bolsa remunerada oferecida pela UFOP ou pelas instituições parceiras, desde que sejam bolsas de mérito acadêmico. |
Quando receberei minha primeira bolsa-alimentação?
A bolsa-alimentação é creditada automaticamente na carteira do estudante. Para os estudantes de graduação o crédito é liberado em até 3 dias úteis, para os estudantes de pós-graduação em até 10 dias úteis. * Estes prazos são contados a partir da data de conclusão da avaliação socioeconômica. |
Fiz novo processo seletivo (SISU) e agora estou com nova matrícula, continuarei recebendo minhas bolsas?
O estudante participante de qualquer programa de assistência estudantil que mudar de curso por meio de novo processo seletivo (SISU) e estiver com nova matrícula terá o pagamento de suas bolsas suspensos. Caso esteja com prazo de avaliação socioeconômica vigente, o estudante deverá comunicar a mudança de matrícula à Prace, para que tenha suas bolsas migradas, sem necessidade de nova avaliação. |
Quando receberei minha primeira bolsa-permanência?
A previsão de pagamento da bolsa-permanência é até o 10º dia útil do mês subsequente à inserção do estudante no programa de bolsa. |
Qual a data do pagamento de bolsas permanência e transporte?
A previsão de pagamento das bolsas permanência e transporte é até o 10º dia útil de cada mês. |
Os créditos da minha bolsa-alimentação não foram liberados, o que devo fazer?
O estudante deve acessar o portal Minha UFOP > Consulta > Bolsas e verificar a regularidade da bolsa: 1) se a data de validade da bolsa está vigente; 2) se a bolsa não foi suspensa por rendimento acadêmico, carga horária ou duplicidade.
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O pagamento da minha bolsa (Permanência ou Transporte) não foi efetuado, o que devo fazer?
O estudante deve acessar o portal Minha UFOP > Consulta >Bolsas e verificar a regularidade da bolsa: 1) se a data de validade da bolsa está vigente; 2) se a bolsa não foi suspensa por rendimento acadêmico, carga horária ou duplicidade.
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Porque a bolsa-transporte não tem valor fixo de um mês para outro?
A bolsa-transporte varia em razão do número de dias letivos do mês referente ao pagamento e do número de disciplinas em que o discente está matriculado |
Mudei minha conta bancária, o que devo fazer?
O estudante que mudar de conta bancária deve, ele próprio, atualizar essa informação no sistema Minha UFOP |
Preciso de uma declaração que sou contemplado pelos programas da Prace . Como devo proceder?
O estudante deve comparecer pessoalmente na recepção da Prace em Ouro Preto (no caso das moradias de Ouro Preto) ou no Nace (para moradia de Mariana) e preencher requerimento solicitando a declaração. O documento será emitido no prazo de 3 dias úteis. |
Qual é o critério para suspensão de bolsas por rendimento acadêmico insatisfatório?
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Minha bolsa foi suspensa por rendimento acadêmico insatisfatório, posso recorrer dessa decisão?
As suspensões ocorrem seguindo-se exclusivamente as regulamentações da Resolução CUNI 1380/2012 e da Portaria Prace 002/2013. Os recursos contra esse procedimento devem ser protocolados na recepção da Prace. A avaliação do recurso é realizada por uma comissão e o estudante receberá resposta em até 30 dias da data de protocolo. |
Minha bolsa foi suspensa por rendimento acadêmico insatisfatório, quando poderei reingressar no programa de bolsas?
O retorno aos programas, após a suspensão, estará condicionado a:
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