skip to content

Como EU me Sinto

Como EU me Sinto

Sobre o Projeto O projeto “Como EU me sinto” fomenta um espaço de conversa e troca de experiências entre alunos, associado à execução de atividades lúdicas, acerca da vida acadêmica, como forma de contribuir para a formação e permanência do aluno por meio do enfrentamento das dificuldades associadas à sua graduação. O projeto foi iniciado em 2018, tem recebido alunos dos diversos cursos de graduação da UFOP, que aderiram e participaram ativamente das ações do projeto, e de acordo com o retorno dos alunos o projeto tem auxiliado muitos alunos, o que justifica o apoio para sua continuidade. O espaço de conversa sugerido é proposto no formato “roda de conversa”, tendo um professor como mediador de um tema central, e os alunos participantes conduzem espontaneamente a conversa para o desenvolvimento do tema. Esse espaço justifica-se em partes pelas mudanças no formato das relações sociais e interpessoais vividas, quanto às mudanças econômicas e culturais ocorridas durante a passagem do século. Associado a isso, destaca-se a ansiedade com um dos transtornos que mais tem afetado a população, e de um modo geral, isso tem acompanhado os universitários em maior ou menor grau, podendo impactar na qualidade de vida, e por vezes comprometer o desempenho acadêmico, as relações sociais, e ainda estar associado à evasão da universidade (BRITO E RODRIGUES, 2011; ALMEIDA E SOARES, 2003; CEYHAN et al, 2009; DEROMA et al, 2009; MORAIS et al, 2010; PEUKER et al, 2006). Uma hipótese atribuída à presença de transtornos de ansiedade no ambiente universitário está associada ao afastamento do estudante do círculo mais estreito de relacionamento familiar e social, associadas às mudanças de localidade e moradia, que são fatores considerados relevantes para a promoção da saúde mental e bem-estar (CERCHIARI, 2004; FACUNDES et al., 2005). Nesse sentido, a proposta apesar de não ter um caráter intervencionista, propicia um espaço de conversa que pode auxiliar no enfrentamento das dificuldades vivenciadas ao longo da vida universitária e por consequência contribuir para sua formação e permanência, como fora observado na avaliação das ações do projeto que vem sendo realizadas.
Orientadores
  • Eleonice Moreira Santos
  • Érick Ornellas Neves