Caixa Preta - Laboratório Audiovisual para as Artes da Cena

Sobre o Projeto A presente proposta visa consolidar as experiências de criação artística audiovisuais desenvolvidas pelo corpo docente e discente do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, bem como criar um dispositivo para a documentação e memória das mesmas. Desde 2012 o Departamento de Artes Cênicas da UFOP hospeda pesquisas artísticas e acadêmicas que possuem a linguagem audiovisual como elemento constituinte de suas narrativas, desenvolvidas tanto pelo seu corpo docente como discente, resultando em diversos espetáculos, videoartes e videoinstalações oriundos de disciplinas, iniciações científicas, grupos de pesquisas e trabalhos de conclusão de curso (TTCs). Com o início da pandemia causada pelo coronavírus, o mundo das artes foi deslocado de modo imperativo para o contexto da internet, gerando um aumento gigantesco dos processos de criação de espetáculos, videodanças e outras experiências cênicas virtuais. Com a aprovação da Resolução 001/2019 do Colegiado do curso de Bacharelado em Artes Cênicas, as políticas internas de depósito dos TCCs práticos e teóricos de nossos cursos (Interpretação e Direção Teatral) foram atualizadas em conformidade com a Resolução CEPE 7.210, de 29 de junho de 2017, que regulamenta a Política de Informação da Biblioteca Digital de TTC (BDTCC) da UFOP. Nessa resolução interna foi incluída a obrigatoriedade de depósito dos registros videográficos de todos os espetáculos criados e apresentados como TTCs, também como memória, como documento visível, dessas produções. O laboratório buscará também apoiar as produções artísticas de outros departamentos afins na UFOP que possuem atividades de pesquisa que utilizam essa linguagem e/ou plataforma e não possuam estrutura física e técnica para desenvolvê-las.
Orientadores
  • Eden Silva Peretta