Arquivo de Prontuários do Centro de Saúde

Sobre o Projeto O Arquivo do Centro de Saúde possui aproximadamente 43.000 prontuários médicos com a história de saúde de servidores ativos e aposentados, anistiados, alunos e usuários da comunidade, sendo necessário comprometimento para o arquivamento e desarquivamento, sigilo dos dados, manutenção, restauração e conservação dos mesmos. Devido à história de saúde do indivíduo, o prontuário é um documento que necessita de alto nível de monitoramento e guarda permanente. Portanto, são necessárias pessoas que tenham como características: gostar do atendimento ao público; boa relação interpessoal; conhecimento de informática e da legislação vigente; organização; entre outros, para o bom andamento do setor. A relação entre os profissionais da saúde e o paciente é realizada por meio do prontuário médico, documento no qual são registradas informações sobre o histórico do paciente e toda assistência prestada, possibilitando a comunicação entre todos membros da equipe multiprofissional envolvida. Através do prontuário do paciente, é possível acompanhar e analisar toda assistência prestada à saúde assim como analisar o histórico do paciente nos diversos campos da saúde. Os prontuários futuramente também podem servir como base para o desenvolvimento de possíveis pesquisas científicas, além de serem excelentes ferramentas de estudo e análise em aulas ministradas, apresentando aos alunos ou profissionais situações que irão encontrar futuramente no exercício de suas profissões e como deverão agir. A partir do exposto acima é notório a necessidade da manutenção/continuidade do serviço prestado pelo arquivo de prontuários do Centro de Saúde da UFOP que além disso proporciona ao discente uma aproximação com a comunidade, com a equipe multiprofissional e permite continuidade da assistência prestada ao paciente.
Orientador
  • Sicelo Alexandre de Oliveira Inácio