Projetos Prodesa 2025
1. Comitê Permanente de Assistência Estudantil - COPAE
Orientadora: Priscila Sena Gonçalves (priscilaassistentesocial@ufop.edu.br) |
O projeto visa ampliar o conhecimento sobre a Política de Assistência Estudantil na UFOP, com foco na atuação do Comitê Permanente de Assistência Estudantil (COPAE). Através de uma abordagem multidisciplinar, o projeto busca contribuir para a formação integral de estudantes bolsistas, que podem ser dos cursos de Jornalismo, Letras e Serviço Social, promovendo sua permanência na universidade por meio de ações integradas de apoio socioeconômico. Entre os objetivos específicos estão: apoiar o planejamento e a execução de atividades do COPAE, divulgar suas ações à comunidade acadêmica, e organizar eventos como o Fórum de Assistência Estudantil. Os bolsistas participam de reuniões, treinamentos, capacitações e do Encontro de Saberes, além de colaborar com a equipe da PRACE. O projeto pretende fortalecer a participação dos estudantes em instâncias colegiadas e ampliar sua compreensão sobre os serviços institucionais, promovendo o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos envolvidos. |
2. O Serviço de Pré-conferência de Documentos na Área de Avaliação Socioeconômica
Orientadora: Valéria de Lima Quintão (valseat@ufop.edu.br) |
O projeto de Pré-conferência de Documentos na Área de Avaliação Socioeconômica visa apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade e promover a formação prática de bolsistas na área da assistência estudantil. Voltado aos estudantes do curso de Serviço Social da UFOP, os objetivos do projeto incluem o conhecimento das diretrizes do PNAES, o desenvolvimento de postura profissional, a melhoria no processo de avaliação socioeconômica e a aproximação entre estudantes e o Serviço Social. As atividades dos bolsistas envolvem capacitações, participação em grupos de estudo, análise documental, consultas públicas e preparação para apresentação acadêmica. Espera-se que os participantes desenvolvam habilidades aplicáveis tanto na assistência estudantil quanto em outras áreas do Serviço Social. |
3. NINFEIAS 2025: Artivismo feminista em ambiente universitário
Orientadora: Elvina Maria Caetano Pereira (caetano.nina@ufop.edu.br) |
O projeto do NINFEIAS – Núcleo de INvestigações FEminIstAS, coordenado pela professora Nina Caetano (UFOP), tem como foco articular pesquisa, ensino e extensão a partir de uma perspectiva feminista decolonial, interseccional e performativa. A proposta dá continuidade a atividades como o NINFEIAS Cine Feminista Itinerante, a Semana AFROfeminista, a Mostra Cine Caminhão, a Mostra DiverGENTE, o podcast Pílulas FEminIstAS e um clube de leitura sobre feminismo decolonial. O projeto propõe também a produção de áudio textos acessíveis para pessoas com baixa visão, oficinas, discussões teóricas e ações artísticas que buscam desconstruir discursos hegemônicos de gênero e combater a violência contra mulheres e pessoas LGBTQIAP+. As atividades são voltadas à comunidade acadêmica e externa, visando a formação crítica de estudantes e o fortalecimento de redes colaborativas com coletivos feministas. Os bolsistas envolvidos participam de estudos, organização de eventos, produção de conteúdo, registro audiovisual e divulgação. O objetivo é promover o pensamento crítico, ampliar o acesso ao conhecimento e estimular a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e consciente das desigualdades sociais. |
4. PREVINA – ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO À SAÚDE NA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS - IST
Orientadora: Isabela Neves de Almeida (isabela.almeida@ufop.edu.br) |
O projeto PREVINA é uma iniciativa da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) voltada para a promoção e educação em saúde, com foco na prevenção e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites B e C. A ação é desenvolvida em parceria com o Laboratório de Análises Clínicas da UFOP (LAPAC) e a Secretaria Municipal de Saúde, atuando nos campi de Ouro Preto, João Monlevade e Mariana, além de espaços sociais e de saúde das comunidades locais. Com aprovação do Comitê de Ética, o projeto tem alcançado seus objetivos desde 2024, promovendo testagens, ações educativas e campanhas de conscientização. Estudantes de graduação participam ativamente, sendo capacitados para coleta e execução dos testes, aconselhamento pós-teste, controle de qualidade e preenchimento de notificações, além de receberem treinamentos oficiais do Ministério da Saúde. A atuação no projeto contribui para a formação integral dos alunos, que também aprendem sobre análise estatística aplicada à saúde pública. Os resultados esperados incluem a ampliação do acesso aos testes rápidos, formação de profissionais qualificados, apoio à humanização no cuidado de pacientes com ISTs, monitoramento da incidência dessas infecções – especialmente em gestantes –, e a entrega de relatórios técnicos com dados epidemiológicos aos órgãos de saúde em nível municipal, estadual e federal. Trata-se de uma ação contínua e relevante que busca consolidar e expandir seu impacto na saúde pública e na formação acadêmica dos estudantes. |
5. A UNIVERSIDADE POPULAR COMO HORIZONTE
Orientadora: Kathiuça Bertollo (kathiuca.bertollo@ufop.edu.br) |
O projeto tem como objetivo central promover reflexões sobre a universidade pública e popular, com foco na formação integral e crítica dos estudantes da UFOP. Justifica-se frente aos ataques à educação pública nos últimos anos e propõe resgatar o papel histórico da universidade como conquista da classe trabalhadora, inspirando-se em movimentos como o de Córdoba e em políticas como a Lei de Cotas, o ENEM e o PNAES. A proposta se estrutura na realização de oito rodas de conversa nos campi de Mariana e Ouro Preto, abordando temas como inclusão, enfrentamento às opressões, orçamento público, papel social da universidade e articulação com a educação básica. As atividades serão organizadas por uma equipe composta por uma docente e bolsistas de diferentes cursos, com enfoque na construção coletiva do conhecimento, diálogo entre graduação e pós-graduação e conexão com escolas públicas. O projeto visa contribuir para o fortalecimento da assistência estudantil, ampliar o debate sobre o direito à educação, aproximar a UFOP da comunidade externa e incentivar a produção acadêmica crítica, reafirmando a função social da universidade pública e o protagonismo estudantil na defesa de um ensino superior democrático, inclusivo e comprometido com a transformação social. |
6. PRODESA Moradia: Capacitação Residencial para uma Vida Domiciliar Sustentável - FASE 2
Orientadora: Ana Letícia Pilz de Castro (anacastro@ufop.edu.br) |
O projeto tem como objetivo principal capacitar estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialmente das áreas de Engenharia, Arquitetura e Economia, para atuarem como agentes facilitadores na gestão de moradias estudantis. A proposta amplia sua atuação ao estabelecer uma colaboração com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE), visando oferecer suporte direto às moradias universitárias socioeconômicas. Por meio de ações educativas, workshops, atendimentos personalizados e conteúdos informativos, o projeto busca orientar os estudantes sobre manutenção preventiva, diagnóstico de problemas residenciais, escolha consciente de moradia e estratégias para redução de custos, sempre com foco na sustentabilidade. As atividades práticas proporcionam aos participantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em contextos reais, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas, interpessoais e de liderança. Além disso, o projeto estimula a empatia e o engajamento social ao lidar com estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Espera-se que essa iniciativa contribua para a melhoria das condições habitacionais, aumente a permanência acadêmica, reduza desigualdades e fomente comunidades universitárias mais sustentáveis e colaborativas, ampliando o impacto para além da universidade ao envolver também a comunidade externa. |
7. Gestão Financeira das Bolsas Acadêmicas
Orientadora: Mirian Assumpção e Lima (mirian@ufop.edu.br) |
O projeto "Gestão Financeira das Bolsas Acadêmicas" surge da necessidade de oferecer educação financeira aos estudantes atendidos pelo Prodesa, que enfrentam instabilidade econômica e, muitas vezes, precisam conciliar os estudos com a responsabilidade de sustento próprio ou familiar. Diante disso, o projeto visa capacitá-los para o planejamento e controle das finanças pessoais, maximizando o uso consciente das bolsas recebidas e reduzindo o risco de evasão escolar por motivos econômicos. A proposta fundamenta-se em estudos que apontam a correlação entre apoio financeiro e permanência acadêmica, mostrando que alunos com maior controle financeiro tendem a se comprometer mais com a graduação. A capacitação oferecida ensina conceitos básicos de orçamento, economia, controle de gastos e investimentos, promovendo a autonomia dos estudantes na gestão de seus recursos. Isso fortalece a formação integral ao desenvolver competências essenciais para a vida adulta e profissional, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFOP, que busca reduzir a evasão causada por fatores socioeconômicos. O projeto prevê diversas atividades, como pesquisas, produção de conteúdos para palestras e redes sociais, organização de eventos, acompanhamento individualizado e avaliação constante das ações. Em 2024, o projeto já obteve resultados expressivos por meio da parceria com o Educa+, alcançando mais de 90 inscritos, promovendo palestras online, criando canais de comunicação como grupo de WhatsApp e perfil no Instagram. Para 2025, o objetivo é expandir as ações, ampliando o número de cursos e palestras, aumentando o alcance nas redes sociais e oferecendo um suporte ainda mais efetivo à permanência e ao sucesso acadêmico dos alunos em situação de vulnerabilidade. |
8. Educa+: otimizando Recursos para a Permanência
Orientador: Chrystian Soares Mendes (csmendes@ufop.edu.br) |
O Prodesa Educa+: Otimizando Recursos para a Permanência é um projeto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), desenvolvido no âmbito do Programa de Desenvolvimento Social e Acadêmico (PRODESA), com o objetivo de fortalecer a permanência e o desenvolvimento integral de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A proposta busca enfrentar os desafios financeiros enfrentados por esses alunos, oferecendo suporte estratégico por meio de ações de educação financeira, orientação individualizada e integração com as oportunidades acadêmicas, culturais e sociais da universidade. O projeto se destaca por adotar uma abordagem holística, promovendo não apenas o uso eficiente dos recursos da bolsa permanência, mas também a formação de redes de apoio entre os estudantes e a disseminação de conteúdos educativos acessíveis a toda a comunidade acadêmica. Além disso, considera a diversidade das moradias estudantis e repúblicas, promovendo uma gestão coletiva mais eficaz dos recursos e incentivando a colaboração entre os residentes. Os bolsistas do projeto participam ativamente de todas as fases, desde o planejamento até a implementação e avaliação das ações. Entre suas atividades estão a coleta de dados, desenvolvimento de materiais educativos, condução de workshops, organização de eventos e apoio aos estudantes beneficiários. Com essas ações, espera-se alcançar resultados como a melhoria na gestão financeira, a redução da evasão por motivos econômicos, o aumento da participação dos estudantes nas atividades universitárias e o fortalecimento dos laços com a comunidade local.Em essência, o Prodesa Educa+ contribui para a formação integral dos estudantes ao desenvolver competências como autonomia, responsabilidade e tomada de decisão, além de promover um ambiente acadêmico mais inclusivo, solidário e propício ao sucesso pessoal e profissional dos alunos. |
9. Saúde em movimento: psicomotricidade e saúde mental para estudantes da UFOP
Orientadora: Siomara Aparecida da Silva (siomarasilva@ufop.edu.br) |
O projeto é uma iniciativa voltada à promoção do bem-estar psicológico dos estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, utilizando a psicomotricidade como ferramenta terapêutica. A proposta surge como resposta à crescente preocupação com a saúde mental no ambiente universitário e busca oferecer atendimentos semanais em grupo, nos quais os estudantes possam expressar emoções, desenvolver o autoconhecimento e fortalecer a autorregulação emocional por meio do movimento corporal e de práticas integradas entre mente e corpo. A psicomotricidade, nesse contexto, é utilizada como um meio eficaz de acolhimento e expressão não verbal de sentimentos, sendo particularmente útil para estudantes com dificuldades de comunicação emocional. As atividades propostas incluem dinâmicas corporais, arteterapia, musicoterapia e discussões orientadas, promovendo empatia, cooperação e construção de vínculos sociais, além de contribuir para a formação de uma cultura institucional voltada ao autocuidado e à valorização da saúde mental. Os bolsistas envolvidos, oriundos de cursos como Educação Física, Artes Cênicas, Pedagogia, Medicina e Música, atuarão de forma interdisciplinar, organizando sessões terapêuticas, desenvolvendo materiais, participando de grupos de estudo e contribuindo com relatórios e artigos científicos. Essas atividades não apenas proporcionam suporte aos participantes, mas também enriquecem a formação acadêmica e humana dos bolsistas, desenvolvendo competências profissionais, sociais e emocionais. Entre os principais resultados esperados, estão a melhoria do bem-estar emocional dos estudantes, o fortalecimento das redes de apoio, a redução do estigma em torno da saúde mental e a construção de um ambiente universitário mais acolhedor e sensível às necessidades dos alunos. O projeto também busca tornar-se referência dentro da UFOP, inspirando outras iniciativas e ampliando o alcance das ações de cuidado e prevenção em saúde mental. |
10. EcoPRODESA: Sustentabilidade e Consciência Ambiental
Orientador: Máximo Eleotério Martins (maximo@ufop.edu.br) |
O projeto tem caráter multidisciplinar e aceita bolsistas de qualquer curso de graduação da UFOP, valorizando a diversidade de formações para promover práticas sustentáveis nas moradias da PRACE. Em 2024, o projeto realizou mapeamentos e ações educativas que geraram mudanças significativas nos hábitos dos estudantes. A proposta para 2025 visa implementar soluções identificadas, como compostagem, coleta seletiva e hortas, além de otimizar o consumo de água e energia, contribuindo para a melhoria das condições de vida e a permanência estudantil. Os objetivos específicos incluem fortalecer a gestão de resíduos, estimular o consumo consciente e consolidar práticas de agricultura urbana nas moradias. A participação no EcoPRODESA contribui para a formação integral dos estudantes, desenvolvendo competências técnicas, socioambientais e habilidades como trabalho em equipe, comunicação e responsabilidade social, preparando-os para os desafios profissionais e para a cidadania ativa. As atividades dos bolsistas envolvem visitas técnicas, diagnósticos, elaboração de relatórios, implementação de práticas sustentáveis, organização de oficinas, campanhas educativas e desenvolvimento de materiais de conscientização, sempre em articulação com a PRACE. Entre os resultados esperados estão a redução do desperdício, melhoria na gestão de resíduos, fortalecimento da segurança alimentar, bem como o desenvolvimento de um modelo sustentável replicável para toda a universidade, promovendo qualidade de vida e sustentabilidade. |
11. Orientação Acadêmica como Estratégia de Integração dos Estudantes PEC-PLE e PEC-G na UFOP
Orientador: Anderson Antonio Gamarano (andersongamarano@ufop.edu.br) |
O projeto tem como objetivo apoiar pedagogicamente e promover a integração acadêmica e cultural dos estudantes estrangeiros vinculados aos programas PEC-G (graduação) e PEC-PLE (português como língua estrangeira). A UFOP participa do PEC-G desde 1971 e, em 2025, receberá também alunos do PEC-PLE pela primeira vez. A proposta busca enfrentar desafios enfrentados por esses estudantes, como dificuldades de adaptação ao ambiente acadêmico, compreensão das normas institucionais, acesso a benefícios da assistência estudantil e baixa participação em atividades acadêmicas e culturais. O projeto fundamenta-se nas teorias de integração acadêmica e afiliação, destacando a importância de ajudar os estudantes a compreenderem e se adaptarem às regras e dinâmicas da universidade para garantir sua permanência e sucesso. Os objetivos específicos incluem: produção de materiais informativos, criação de canais de comunicação, divulgação de programas institucionais, orientação acadêmica e cultural, acompanhamento do desempenho dos estudantes, além de promover encontros, rodas de conversa e atividades culturais. Os bolsistas terão papel ativo na realização de mapeamentos, atendimento individual, produção de conteúdos informativos, organização de atividades culturais, além do gerenciamento de dados dos programas e apresentação dos resultados no Encontro de Saberes. Entre os resultados esperados estão o aumento do domínio dos estudantes sobre as normas acadêmicas, fortalecimento da integração com a comunidade universitária e um crescimento de pelo menos 10% na participação dos alunos PEC-G e PEC-PLE em projetos de ensino, pesquisa e extensão. |
12. TRAZ - Trançando Redes de Alerta e Zelo
Orientador: Máximo Eleotério Martins (maximo@ufop.edu.br) |
O projeto tem como objetivo principal conscientizar a comunidade acadêmica e local sobre a prevenção do câncer de mama, incentivando o autocuidado, o diagnóstico precoce e a solidariedade. A iniciativa combina ações educativas, como palestras, rodas de conversa e campanhas informativas, com uma ação solidária de arrecadação de cabelos para a confecção de perucas destinadas a mulheres em tratamento oncológico, contribuindo para sua autoestima e bem-estar. O projeto é interdisciplinar, aberto a bolsistas de qualquer curso, pois envolve atividades de comunicação, mobilização social, produção de materiais e organização de eventos. As atividades dos bolsistas incluem a criação de conteúdos educativos, gestão de campanhas em redes sociais, apoio logístico em ações presenciais, participação em unidades de diagnóstico e organização da coleta de cabelos. A proposta contribui para a formação integral dos estudantes ao unir teoria e prática, desenvolvendo competências em saúde pública, comunicação social, responsabilidade social e trabalho em equipe. Os resultados esperados são o aumento da conscientização sobre o câncer de mama, maior participação da comunidade nas atividades do projeto, fortalecimento de redes de apoio e arrecadação de cabelos para beneficiar mulheres em tratamento. O TRAZ busca consolidar uma cultura de prevenção, empatia e engajamento social na universidade e na comunidade. |
13. A pré-conferência de documentos para fins de avaliação socioeconômica da Coordenadoria de Assistência Estudantil de Mariana (CAES)
Orientadora: Alba Barreto Barboza de França (alba@ufop.edu.br) |
O projeto tem como objetivo contribuir para a formação acadêmica de estudantes do curso de Serviço Social da UFOP, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, fortalecendo sua permanência na universidade. Ele oferece aos bolsistas a oportunidade de desenvolver habilidades práticas na área de assistência estudantil, atuando diretamente na pré-conferência de documentos necessários para os processos de avaliação socioeconômica da PRACE. Entre os objetivos específicos estão: capacitar os estudantes para compreenderem a rotina e as normativas da assistência estudantil, desenvolver uma visão crítica a partir da realidade social dos usuários e auxiliar na organização e checagem de documentos, identificação de pendências e levantamento de dados dos usuários e seus grupos familiares. As atividades dos bolsistas incluem: conferência de documentos, elaboração de listas de pendências, consultas públicas para levantamento de dados e participação no Encontro de Saberes. Como resultados, espera-se que os estudantes adquiram conhecimento prático sobre os processos de avaliação socioeconômica, ampliem sua compreensão sobre o funcionamento da assistência estudantil e desenvolvam uma postura crítica e reflexiva diante dos desafios e demandas desse campo profissional. |
14. Boas-vindas, ingressantes!
Orientadora: Mariana Silva Santos (mariana.silva@ufop.edu.br) |
O projeto tem como objetivo acolher e orientar os novos estudantes da UFOP, especialmente aqueles ligados à assistência estudantil e à acessibilidade. Ele responde à expansão do ensino superior no Brasil e às políticas afirmativas, como a Lei de Cotas, que ampliaram o acesso de estudantes de diferentes contextos sociais, exigindo novas estratégias para garantir sua permanência e inclusão na universidade. A proposta valoriza o protagonismo dos próprios bolsistas, que, por compartilharem experiências similares às dos ingressantes, podem promover um acolhimento mais sensível e uma escuta interseccional, considerando marcadores sociais como raça, gênero e território. Com base em teorias críticas da Psicologia Escolar e da Pedagogia Sócio-Histórica, o projeto busca formar bolsistas para desenvolverem ações e intervenções que atendam às necessidades reais dos ingressantes, promovendo um ambiente universitário mais inclusivo e humanizado. As atividades envolvem formação teórica, organização e participação em eventos de recepção, elaboração de oficinas sobre recursos digitais e integração acadêmica, além da criação de materiais e articulação com órgãos estudantis. Espera-se que, com o desenvolvimento do projeto, os bolsistas adquiram uma formação crítica e comprometida, contribuindo para a melhor adaptação dos ingressantes e ajudando a reduzir a evasão, ao fortalecer o senso de pertencimento e a integração desses estudantes à comunidade universitária. |
15. Projeto de Inclusão Digital - PID
Orientadora: Flávia Cristina Miguel Reis (flaviacmg@ufop.edu.br) |
O Projeto de Inclusão Digital (PID) do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA) da UFOP tem como objetivo promover a inclusão digital, oferecendo cursos gratuitos, presenciais e à distância, para a comunidade acadêmica e externa. A iniciativa busca reduzir a desigualdade no acesso às tecnologias, capacitando os participantes para o uso de ferramentas digitais, essenciais tanto no mercado de trabalho quanto na vida pessoal. O projeto atende alunos de todos os cursos de graduação do ICEA e contribui diretamente para a formação dos bolsistas, que desenvolvem competências como docência, organização, trabalho em equipe e domínio de ferramentas tecnológicas. Os cursos ofertados incluem temas como informática básica, Excel, Python, JavaScript, Arduino e versionamento de código. As atividades dos bolsistas envolvem planejamento e execução das aulas, gravação de materiais, suporte aos alunos, correção de atividades, emissão de certificados, além de manutenção dos computadores e participação em reuniões. O PID também exige bom desempenho acadêmico dos bolsistas para manutenção da bolsa. Os resultados esperados incluem a ampliação do acesso às tecnologias, diminuição das barreiras socioeconômicas, desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes e fortalecimento da universidade pública como agente de transformação social. Em 2024, o projeto teve 477 inscritos, e para 2025, busca aumentar esse número, especialmente envolvendo mais pessoas de outros campus da UFOP. |
16. Documentação para avaliação socioeconômica: PRACE Orienta
Orientadora: Alba Barreto Barboza de França (alba@ufop.edu.br) |
O projeto tem como objetivo oferecer suporte e orientação aos estudantes do curso de Serviço Social da UFOP sobre a documentação necessária para a avaliação socioeconômica, facilitando o acesso aos programas de assistência estudantil. A iniciativa busca agilizar esse processo, reduzindo dificuldades enfrentadas pelos alunos e contribuindo diretamente para a permanência acadêmica. Entre as atividades realizadas pelos bolsistas estão: plantões presenciais e remotos para tirar dúvidas, elaboração de materiais explicativos e desenvolvimento de uma plataforma digital com informações sobre os processos documentais. O projeto também promove integração com o campo de estágio do curso, proporcionando supervisão técnica e pedagógica, além de fortalecer a formação prática, crítica e reflexiva dos estudantes. Os resultados esperados incluem: aumento do acesso aos benefícios da assistência estudantil, maior clareza dos alunos quanto às exigências documentais, fortalecimento da permanência estudantil e aprimoramento das políticas de inclusão da UFOP. |
17. ARENA DO LAZER
Orientador: Leandro Vinhas de Paula (leandro.paula@ufop.edu.br) |
O projeto é uma iniciativa da UFOP em parceria com a Escola de Educação Física e a PRACE, e os bolsistas são do curso de Educação Física. Seu objetivo principal é promover o acesso ao esporte de lazer para a comunidade acadêmica, contribuindo para a saúde física, mental e o desenvolvimento das competências sócio afetivas dos participantes. A proposta surge da necessidade de fortalecer ações de assistência estudantil, reconhecendo que a vida universitária pode gerar sentimentos como ansiedade, solidão e estresse. Dessa forma, o projeto busca proporcionar momentos de integração, bem-estar e pertencimento por meio de práticas esportivas participativas, alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFOP. As atividades incluem oficinas de natação, futsal, voleibol e basquete, tanto no campus Morro do Cruzeiro (Ouro Preto) quanto no ICHS (Mariana), sempre mediadas por bolsistas da Educação Física. As oficinas são gratuitas, abertas à comunidade universitária, e não possuem caráter competitivo ou de alto rendimento. Os bolsistas serão responsáveis por organizar, acompanhar e mediar as práticas esportivas, além de auxiliar na gestão das inscrições e conduzir as atividades em horários e turmas pré-definidos. Entre os resultados esperados estão a ampliação do acesso a espaços de lazer na universidade, a promoção de um estilo de vida saudável e o fortalecimento das competências socioafetivas essenciais para a convivência acadêmica e social. |
18. Centro de Mediação de Conflitos em Moradias e Demais Relações Discentes (CMC-PRACE) – UFOP
Orientador: Roberto Henrique Pôrto Nogueira (roberto.nogueira@ufop.edu.br) |
O projeto visa capacitar discentes dos cursos de Administração, Direito, Jornalismo, Pedagogia, Serviço Social e do Mestrado Novos Direitos Novos Sujeitos na prática da mediação de conflitos, especialmente nas moradias estudantis da UFOP. Seu objetivo principal é oferecer um espaço dialógico para tratar conflitos de convivência, promovendo a cultura da paz, a autonomia, a cidadania e a resolução não adversarial. Os bolsistas atuarão na gestão e mediação de conflitos, realizando atividades como pré-sessões, sessões individuais ou coletivas, elaboração de termos de acordo, além de atendimento de demandas encaminhadas pela PRACE e pelo NACE. Também serão responsáveis pela análise dos casos, preparação dos envolvidos, condução de diálogos e acompanhamento dos acordos firmados. O projeto contribui para a formação acadêmica e profissional dos bolsistas ao proporcionar contato direto com práticas de mediação, desenvolvimento de competências socioemocionais, conhecimentos legais e operacionais, além de oferecer experiências práticas alinhadas aos conteúdos dos cursos participantes. Os principais resultados esperados são: atendimento qualificado às demandas das moradias e da comunidade discente; fortalecimento da formação técnica e prática dos bolsistas; ampliação do conhecimento sobre mediação de conflitos; e promoção de uma convivência mais harmônica nas moradias e no ambiente universitário. |
19. Laboratório de Inclusão Digital e Tecnológica (LABTIC's)
Orientadora: Alessandra Ribeiro de Souza (alessandra.ufop@ufop.edu.br) |
O projeto visa promover a inclusão digital de estudantes da UFOP, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Diante dos desafios intensificados pela pandemia e das desigualdades no acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a proposta busca oferecer oficinas e orientações sobre o uso de ferramentas digitais, comunicação online, análise de dados e acesso a equipamentos tecnológicos da universidade. As atividades serão realizadas por bolsistas dos cursos de Serviço Social, Jornalismo e ampla concorrência, com oficinas periódicas nos laboratórios de informática do ICSA e, caso haja mais de três bolsistas, também no campus Morro do Cruzeiro. O projeto tem como objetivos específicos qualificar a formação acadêmica, facilitar a permanência dos estudantes na universidade e melhorar seu desempenho em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Espera-se, como resultado, reduzir as barreiras tecnológicas enfrentadas pelos alunos, contribuindo para uma formação mais completa e inclusiva. |
20. Tempo de Aprender: Oficinas para Organização da Rotina Acadêmica
Orientadora: Cláudia Cristina de Oliveira Alves (claudia.oliveira@ufop.edu.br) |
O projeto tem como objetivo oferecer ações de apoio pedagógico a estudantes assistidos pela PRACE, focando na organização dos estudos e na gestão do tempo, que são desafios comuns no ambiente universitário. A má gestão da rotina acadêmica impacta negativamente no desempenho, bem-estar e permanência dos alunos. As atividades serão realizadas por bolsistas do curso de Pedagogia, que desenvolverão oficinas, materiais de apoio e intervenções pedagógicas para auxiliar os colegas na construção de hábitos de estudo e organização pessoal. Além de beneficiar os estudantes atendidos, o projeto também contribui para a formação prática dos bolsistas, permitindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso. Espera-se, como resultado, promover a melhoria do desempenho acadêmico, reduzir o estresse e fortalecer a autonomia e o equilíbrio dos estudantes na vida universitária. |