Ações de prevenção e combate ao HIV

Segundo estimativa da ONU, ao longo do ano de 2021 o Brasil teve 50 mil novos casos de HIV, o que fez o país chegar à marca de 960 mil pessoas vivendo com vírus. O diagnóstico precoce diminui a trasmissão do vírus e melhora a qualidade de vida dos indivíduos infectados.

O mês de dezembro é destinado a campanhas de prevenção e combate a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Como parte destas ações, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, em parceria com a UFOP, promove ações educativas e testes em diversos espaços do Campus Ouro Preto. Confira abaixo a programação:

Data  Horário local Ação
30/11/2022 09:00 Auditório Raquel do Pilar - ICEB II Palestra educativa sobre prevenção combinada do HIV e IST´s (PEP e PREP)
  14:00 Auditório Raquel do Pilar - ICEB II Rede de testagem de HIV no município de Ouro Preto (CTA)
  8:00 às 16:00 ICEB Realização de testes rápidos de HIV e Sífilis
01/12/2022 12:00 Restaurante Universitário (RU) Campus Morro do Cruzeiro Distribuição de autoteste de HIV
06/12/2022 8:00 às 16:00 Escola de Farmácia (Campus) Realização de testes rápidos de HIV e Sífilis
13/12/2022 8:00 às 16:00 Escola de Minas (Campus) Realização de testes rápidos de HIV e Sífilis

Os testes de IST´s também podem ser realizados nas UBS e no Centro de Saúde UFOP ao longo de todo o ano. Para mais informações, clique aqui.

Para aquelas pessoas que precisam de aconselhamento ou acompanhamento, o Centro de Saúde disponibiliza atendimento com médicos infectologistas por meio do Ambulatório Escola. As consultas podem ser agendadas presencialmente no Bloco II, ou pelo telefone 3559-1951.