skip to content

Programa Caminhar

O CAMINHAR é o programa de acompanhamento acadêmico dos estudantes da UFOP e oferece acompanhamento pedagógico, psicológico e social aos estudantes que vivenciam dificuldades acadêmicas.
Público alvo O programa contempla prioritariamente estudantes assistidos com bolsas e moradias estudantis administradas pela Prace (Apartamento, Vila Universitária, Conjunto I, Conjunto II, Auxílio Moradia e Repúblicas Federais de Ouro Preto), com coeficiente de rendimento semestral inferior a 5.0 (cinco) pontos, mas também é facultado aos demais discentes da UFOP.
Mais informações Caso deseje obter mais informações sobre o Programa Caminhar, entre em contato: orientacaoestudantil.prace@ufop.edu.br

Objetivo

Atividades do Programa Caminhar

O Programa CAMINHAR se desenvolve através de três atividades principais:

1) Entrevista de Diagnóstico: Proporcionar ao estudante com rendimento insatisfatório uma situação de reflexão e construção de um diagnóstico que lhe permita orientar-se em sentido pró-ativo em relação a sua situação acadêmica.

Convocação

A convocação é feita: 

  • Via e-mail aos estudantes assistidos com bolsas e residências estudantis administradas pela Prace com coeficiente de rendimento semestral inferior a 5.0 (cinco) pontos;
  • Via divulgação na página a todos os estudantes UFOP;
Metodologia

A metodologia do workshop de diagnóstico é constituída das etapas de:

a) Questionário de verificação;
b) Questionário de vivências acadêmicas (QVA);
c) Discussão coletiva
d) Apresentação de normas e serviços.

 

2) Workshops de Apoio Acadêmico: São apresentações com temáticas específicas, que buscam oferecer elementos para a construção de estratégias sobre questões relacionadas às dificuldades acadêmicas.

Convocação

A convocação é feita: 

  • Via divulgação na página da PRACE a todos os estudantes UFOP;
Escolha dos temas

A escolha dos temas é definida de acordo com as demandas registradas nos questionários de verificação e nos acolhimentos individuais realizados pela equipe técnica envolvida no Programa Caminhar.

Quando são oferecidos Workshops de Apoio Acadêmico são oferecidos semestralmente, alternando-se as temáticas. 
Como participar

Os interessados devem comparecer nos dias e horários divulgados para cada Workshop de Apoio Acadêmico.

Os estudantes recebem certificado de participação: 2 horas de ATV para cada tema.

*** Acesse AQUI o cronograma com as temáticas, local, dias e horários dos Workshops de Apoio Acadêmico - 1ª rodada (NOVO)

 

 

3) Acompanhamento Individual: Esse acompanhamento é focado nas questões observadas como impactantes na situação acadêmica do estudante e objetiva oferecer acolhimento, orientação e propor intervenções.

Quando solicitar Ao longo de todo o semestre letivo os estudantes podem solicitar atendimento individual com a equipe técnica envolvida no Programa Caminhar, para tratar de suas dificuldades acadêmicas.
Como solicitar O agendamento para o acompanhamento deve ser realizado pelo e-mail orientacaoestudantil.prace@ufop.edu.br 

 

Fundamentação legal

O Programa CAMINHAR organiza-se no âmbito da assistência estudantil a partir das seguintes normativas:

Decreto 7.234 de 19 de julho de 2010, da Presidência da República, art. 3º, parágrafo 1º: determina a implantação de apoio pedagógico como ação de assistência estudantil no âmbito do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES.
Resolução CUNI 1380/2012, art. 29: determina que os bolsistas com coeficiente semestral inferior a 5,0 sejam acompanhados pela Prace.
Resolução CUNI 1540/2013, art. 14, parágrafo 2º: determina que os moradores das repúblicas federais de Ouro Preto com coeficiente semestral inferior a 5,0 participem de programa de acompanhamento oferecido pela Prace.
Portaria PRACE 002-2013 Regulamenta a participação no Programa de Acompanhamento do Coeficiente Acadêmico

 

 

CONVOCAÇÃO

 

Convocação Programa CAMINHAR 2019-2

 

Convocados Informações Gerais
Bolsistas PRACE com baixo rendimento acadêmico

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) convoca os estudantes bolsistas que tiveram rendimento acadêmico semestral (2019/1) menor que 5,0 a participarem do Caminhar – Programa de Acompanhamento Acadêmico dos Estudantes da UFOP - 1ª Rodada do Workshop de Diagnóstico 2019/2.

Os encontros acontecerão no período de 23 a 27 de setembro de 2019 nos três campi da UFOP.

Os estudantes que não puderem comparecer devem apresentar justificativa de ausência até o dia 27 de outubro de 2019 e aguardar a disponibilização de novos horários entre os dias 11 a 14 de novembro de 2019.

FIQUE ATENTO! A participação no programa de acompanhamento é condição para a continuidade do recebimento das bolsas.

Acesse a CONVOCAÇÃO para mais informações sobre a 1ª Rodada do Workshop de Diagnóstico 2019-2 e a lista de convocados.

 

Residentes das Repúblicas Federais de Ouro Preto com baixo rendimento acadêmico

 

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) convoca os estudantes residentes das Repúblicas Federais de Ouro Preto que obtiveram coeficiente de rendimento semestral inferior a 5,0 pontos no semestre letivo 2019-1, a participar do CAMINHAR - Programa de Acompanhamento Acadêmico dos Estudantes da UFOP - 1ª Rodada do Workshop de Diagnóstico 2019/2.

Os estudantes que não puderem comparecer devem apresentar justificativa de ausência até o dia 27 de outubro e aguardar a disponibilização de novos horários entre os dias 11 a 14 de novembro de 2019.

Os encontros acontecerão nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2019, na Sala de Multimídia da PRACE.

Acesse a CONVOCAÇÃO para mais informações sobre a 1ª Rodada do Workshop de Diagnóstico 2019/2 e a lista de convocados.