Incentivo a Diversidade e a Convivência - PIDIC

O Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência/PIDIC destina-se a implementar atividades de Ações Afirmativas no âmbito da UFOP de forma articulada ao ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento e ampliação das condições de permanência de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Ouro Preto.

O Programa de Incentivo a Diversidade e a Convivência tem como objetivos:

a) Estimular e apoiar a realização de atividades, que visem promover a igualdade de direitos entre estudantes, na modalidade de graduação presencial o enfrentamento de discriminações como o racismo, sexismo, machismo, homofobia. transfobia. capacitismo. Entre outras, que afetam a sua permanência e seu desenvolvimento em todas as unidades da UFOP.

b) Contribuir para a promoção da inclusão social através de atividades que visem a igualdade étnico-racial e de gênero, a diversidade sexual, as ações afirmativas e a formação de cidadania.

c) Combater os efeitos das desigualdades sociais originadas por quaisquer tipos de discriminação.

d) Incentivar o desenvolvimento de atividades que propiciem uma melhor convivência entre estudantes usuários das Residências Estudantis da Universidade.

Abrangência

O programa é desenvolvido em quaisquer das unidades da UFOP em seus três campi (Ouro Preto, Mariana e João Monlevade), por meio das seguintes atividades acadêmicas: palestra, debate, colóquio, seminário, congresso, conferência, ciclo de estudos, campanha de difusão cultural ou educativa, exposição, fórum, jornada, mesa redonda, mostra, semana de estudos, simpósio, workshop, produção de vídeos e similares.

Fundamentação Legal

Quando ocorre e quem pode concorrer

• O Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência começa com a publicação de um Edital público, ao início de cada ano e tem duração de 8 meses.
  • Quem pode concorrer aos Editais: Servidores Docentes e Técnicos Administrativos em Educação.

Projetos aprovados 2021

1. 5 anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência: Mudanças, desafios e reflexões

2. ABRACE Em Casa - grupo de acolhimento virtual da UFOP

3. Aerodance: Dança para todos em casa (Online)

4. Afirmar-se para poder PermaneSer e Reexistir na Universidade: vozes insurgentes de mulheres negras brasileiras

5. Autocuidado

6. Clube de Leitura Diversidade e Convivência

7. Conectando Afetos: subjetividade e relações sociais

8. Culinária como Acolhimento, Inclusão Social e Convivência

9. Discografia Veias Abertas Latino-Americanas: Canções de Resistência!

10. Diversidade Transversa Além

11. Diversidade, Inclusão e Acolhimento: enfrentando os desafios de receber o(a) calouro(a) cotista na Escola de Direito, Turismo e Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto

12. Flor de Anahí - Mulheres Lutadoras Sociais

13. Forró de Ouro

14. Grupo de Acolhimento e Cuidado ao Estudante ICEA - ABRACE/ICEA

15. Grupo ManU. Maternidade e Universidade: vivência de apoio e acolhimento para mães universitárias

16. Lugar de mulher é na ciência

17. Luz e Sombra: o olhar fotográfico como instrumento de análise das vivências durante a pandemia

18. Minuto ComCiência Feminino - um olhar para as cientistas da UFOP

19. O que é Capacitismo?

20. Pandemia e saúde mental: um debate necessário

21. Para sair deste lugar: formação, orientação e acolhimento sobre assédio moral

22. PARA TODES

23. POC: papear, ouvir e conscientizar

24. PREPARAFRO ABDIAS NASCIMENTO: a pós-graduação hoje, aqui e agora

25. Roda de Conversa: Memórias de Negros

26. Webtv Cachoeira: lócus de criação afirmativa em linguagem audiovisual

27. Yoga para Todos UFOP

Projetos aprovados em anos anteriores

Para acessar os projetos aprovados nos anos ateriores, clique aqui.

Processo Seletivo 2021

Edital de abertura Relação dos Classificados Resultado
Edital PIDIC 001/2021

Resultado Final - Edital PIDIC 001/2021 (novo)