Incentivo a Diversidade e a Convivência - PIDIC

O Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência/PIDIC destina-se a implementar atividades de Ações Afirmativas no âmbito da UFOP de forma articulada ao ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento e ampliação das condições de permanência de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Ouro Preto.

O Programa de Incentivo a Diversidade e a Convivência tem como objetivos:

a) Estimular e apoiar a realização de atividades, que visem promover a igualdade de direitos entre estudantes, na modalidade de graduação presencial o enfrentamento de discriminações como o racismo, sexismo, machismo, homofobia. transfobia. capacitismo. Entre outras, que afetam a sua permanência e seu desenvolvimento em todas as unidades da UFOP.

b) Contribuir para a promoção da inclusão social através de atividades que visem a igualdade étnico-racial e de gênero, a diversidade sexual, as ações afirmativas e a formação de cidadania.

c) Combater os efeitos das desigualdades sociais originadas por quaisquer tipos de discriminação.

d) Incentivar o desenvolvimento de atividades que propiciem uma melhor convivência entre estudantes usuários das Residências Estudantis da Universidade.

Abrangência

O programa é desenvolvido em quaisquer das unidades da UFOP em seus três campi (Ouro Preto, Mariana e João Monlevade), por meio das seguintes atividades acadêmicas: palestra, debate, colóquio, seminário, congresso, conferência, ciclo de estudos, campanha de difusão cultural ou educativa, exposição, fórum, jornada, mesa redonda, mostra, semana de estudos, simpósio, workshop, produção de vídeos e similares.

Fundamentação Legal

Quando ocorre e quem pode concorrer

• O Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência começa com a publicação de um Edital público, ao início de cada ano e tem duração de 8 meses.
  • Quem pode concorrer aos Editais: Servidores Docentes e Técnicos Administrativos em Educação.

Projetos aprovados 2021

Projetos aprovados em anos anteriores

Para acessar os projetos aprovados nos anos ateriores, clique aqui.

Processo Seletivo 2021

Edital de abertura Relação dos Classificados Resultado
Edital PIDIC 001/2021 (novo)