skip to content

Teste

As bolsas são programas que visam facilitar o acesso à alimentação e complementação financeira concedidos para o custeio de despesas básicas dos estudantes assistidos, para que eles tenham condições de permanecer na Universidade e se dedicar à vida acadêmica.

*IMPORTANTE! A participação nos programas de bolsas está condicionada a avaliação socioeconômica do estudante de acordo com seu nível de classificação. Mais informações sobre a AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA, clique aqui.

Atualmente a UFOP dispõe, por meio da PRACE, aos seus estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação e pós-graduação (sem bolsa acadêmica) dos campi Ouro Preto, Mariana e João Monlevade duas bolsas:

Bolsa O que é Objetivo Situação
Bolsa Alimentação É um benefício concedido através de depósito mensal de créditos correspondentes à bolsa na carteira de identidade estudantil, excluídos os períodos de férias e recessos acadêmicos. Tem por objetivo proporcionar acesso subsidiado aos Restaurantes Universitários da UFOP. Ativa
Bolsa Permanência Possui natureza social e pedagógica e tem por finalidade conceder aos estudantes suporte financeiro para sua permanência no curso de graduação. É um auxílio financeiro concedido ao estudante, em sua conta corrente, para sua permanência na Universidade. Ativa

Bolsas disponibilizadas pela UFOP através de editais publicados.

Atualmente a UFOP dispõe, por meio de edital, o Auxílio Moradia para os alunos da unidade

de João Monlevade.

Bolsa O que é Objetivo Situação
Auxílio Moradia

 

  Ativa

 

Além das bolsas ofertadas pela UFOP, o Ministério da Educação também dispõe a Bolsa Permanencia MEC

Bolsa Permanência MEC
O qué

Consiste na concessão de auxílio financeiro mensal para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, quilombolas e indígena. 

*Maiores informações acesse: http://permanencia.mec.gov.br/ e Prace Informa com esclarecimentos adicionais.

Público alvo
  1. Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que atendam cumulativamente aos seguintes critérios: ter cursado integralmente o ensino médio na rede pública de ensino; possuir renda per capita familiar mensal bruta de até 1,5 salários e estar matriculado em cursos com carga horária superior a cinco horas diárias. Na UFOP, enquadra-se nessa exigência de carga horária apenas a graduação em Medicina.
  2. Estudantes indígenas ou quilombolas independente da carga horária do curso, da procedência escolar e da renda familiar.
Situação Disponível apenas para estudantes indígenas ou quilombolas.
Como acessar

1) Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, clique aqui.

2) Estudantes indígenas e quilombolas, clique aqui

Acesse abaixo informações sobre as bolsas