skip to content

Pesquisa do Perfil do Estudantes

Os dados do perfil do calouro foram apresentados no encontro PRACE Convida, em parceria com o programa Sala Aberta/Prograd, na última quinta (21), no Degeo. Os números são da pesquisa realizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prace) com os ingressantes do primeiro semestre de 2017 pelo formulário on-line, disponibilizado no portal Minha UFOP, com o objetivo de traçar o perfil dos novos alunos da Universidade com base em perguntas sobre raça, gênero, renda familiar, habilidade e moradia. A pesquisa é realizada todo início de semestre para direcionar as políticas da educação superior. 

 

Durante a conversa, Sabrina Magalhães, que atua na área de moradia e orientação estudantil, abordou a necessidade de conhecer o perfil do aluno que chega à Universidade. "O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) é um recurso conseguido pelo esforço de mostrar ao MEC quem é nosso aluno e por que ele precisa de apoio", relatou. A apresentação dos resultados contou com Joseane Teixeira, da área de moradia e orientação estudantil; Rafael Magdalena, da área de orientação estudantil, e Leandro Henriques, pró-reitor adjunto da Prace. 

 

V Pesquisa Nacional - O encontro discutiu também a V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das Universidades disponível para todos os alunos no portal Minha UFOP até 30 de junho. Até o momento, 40% dos estudantes responderam às perguntas. A distribuição de verba da assistência estudantil é feita com base no perfil traçado por essa pesquisa, por isso é importante a participação de todos os estudantes. "A pesquisa subsidia o relatório mandado ao MEC. O que seria uma questão de justiça e equidade é que as universidades que têm perfis de estudantes mais vulneráveis recebam uma fatia maior", afirma Natália Lisboa, pró-reitora adjunta da Prace. 

 

A pesquisa é realizada pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários Estudantis (Fonaprace) e pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Os dados serão disponibilizados após a conclusão da pesquisa e a apuração dos resultados. 

 

Acesse o link para responder à pesquisa.