Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis
                                        Universidade Federal de Ouro Preto

Caminhar – Programa de Acompanhamento Acadêmico dos Estudantes da UFOP

Definição

O Programa Caminhar é o programa em vigência de acompanhamento acadêmico dos estudantes da UFOP,  integra a área de orientação estudantil da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e destina-se a oferecer acompanhamento pedagógico, psicológico e social aos estudantes da UFOP que vivenciam dificuldades acadêmicas.

Público Alvo
O programa contempla prioritariamente estudantes assistidos com bolsas e residências estudantis administradas pela Prace, com coeficiente de rendimento semestral inferior a 5.0 (cinco) pontos, mas também é facultado aos demais discentes da UFOP.

Objetivos

- Estimular o envolvimento dos estudantes com o processo de aprendizagem.

- Estimular a gestão autônoma dos recursos de aprendizagem oferecidos pela universidade.

- Combater a evasão, a retenção e o baixo desempenho acadêmico.

Fundamentação legal

O Programa Caminhar organiza-se no âmbito da assistência estudantil a partir das seguintes previsões normativas:

- Decreto 7.234 de 19 de julho de 2010, da Presidência da República, que em seu art. 3º, parágrafo 1º, determina a implantação de apoio pedagógico como ação de assistência estudantil no âmbito do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES.

- Resolução CUNI/UFOP 1380, de 26 de abril de 2012, que em seu artigo 29, parágrafo 2º, determina que os bolsistas com coeficiente semestral inferior a 5,0 sejam acompanhados pela Prace.

- Resolução CUNI/UFOP 1540, de 21 de outubro de 2013, que em seu artigo 14, parágrafo 2º, determina que os moradores das repúblicas federais de Ouro Preto com coeficiente semestral inferior a 5,0 participem de programa de acompanhamento oferecido pela Prace. 

Área de abrangência

O programa é desenvolvido nos três campi da UFOP, Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.

Etapas de desenvolvimento

1) Workshop de Diagnóstico

O workshop de diagnóstico é organizado para proporcionar ao estudante com rendimento insatisfatório uma situação de reflexão e construção de um diagnóstico que lhe permita orientar-se em sentido pró-ativo em relação a sua situação acadêmica. 

A metodologia de desenvolvimento do workshop de diagnóstico envolve as seguintes etapas:

1) instrumento de auto avaliação para o estudante e levantamento de dados para orientar os serviços oferecidos pela Prace;

2) instrumento de avaliação dos níveis de satisfação do estudante em cinco áreas que envolvem as vivências acadêmicas, a saber: estudo-curso, carreira, pessoal, institucional e interpessoal;

3) discussão coletiva sobre a vivência acadêmica;

4) apresentação de normas e serviços de acompanhamento disponíveis na universidade.

2) Workshops de Apoio Acadêmico

Os workshops de apoio acadêmico são minicursos com temáticas específicas, que buscam oferecer elementos para a construção de estratégias sobre questões relacionadas às dificuldades acadêmicas. 
As temáticas podem variar de um semestre para outro, de acordo com a demanda observada nos workshops de diagnóstico e nos acompanhamentos individuais. 

3) Acompanhamento Individual


Ao longo de todo o semestre letivo os estudantes podem solicitar atendimento individual com a equipe técnica envolvida no Programa Caminhar: psicólogos, assistentes sociais e técnico em assuntos educacionais.

Esse acompanhamento é focado nas questões observadas como impactantes na situação acadêmica do estudante e objetiva oferecer acolhimento, orientação e propor intervenções. 
O agendamento para o acompanhamento pode ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações:

Caso deseje obter mais informações sobre o Programa Caminhar, entre em contato:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(31) 3559-1271

 

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com