Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis
                                        Universidade Federal de Ouro Preto

Programas de Bolsas

Ingresso

O ingresso nos programas debolsa-alimentação ebolsa-permanênciaé feito mediante avaliação socioeconômica que poderá ser solicitada pelo estudante a qualquer momento por meio dos seguintes procedimentos e etapas:

I – Acessar a plataforma Minha UFOP;

II – Escolher a opção Cadastro para Programas de Assistência Estudantil – CPAE;

III – Incluir o questionário socioeconômico;

IV – Preencher e enviar o questionário socioeconômico;

V – Aguardar resultado de pré-classificação socioeconômica, comunicado por e-mail e disponível na plataforma eletrônica Cadastro para Programas de Assistência Estudantil (CPAE);

VI – Entregar, se pré-classificado, a documentação descrita no Anexo 01 desta Portaria, na unidade da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) referência do curso do estudante.

No caso de uma nova avaliação socioeconômica por término do prazo de validade da avaliação, por alteração na condição socioeconômica ou por indeferimento não se aplicam procedimentos e etapas de I a V, devendo o estudante entregar a documentação, a unidade da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) referência do seu curso.

IMPORTANTE:

* A apresentação de documentação incompleta pode causar atraso ou indeferimento do pedido.

** As solicitações são analisadas de acordo com a ordem de entrada da documentação nas unidades da Prace.

*** O ingresso nos programas só ocorre a partir do momento que o estudante adicioná-los, o que poderá ser realizado após a conclusão da avaliação socioeconômica com aprovação nas categorias A, B, C ou D.

**** No caso de uma nova avaliação socioeconômica, realizada no semestre em curso a inclusão deverá ser realizada  pelos seguintes passos:

1) Acessar a plataforma Cadastro para Programas de Assistência Estudantil (CPAE, na plataforma Minha UFOP e na sequencia a aba Programas;

2) Selecionar na tela de bolsas a bolsa que se deseja reincluir clicando sobre o semestre/ano em curso da bolsa, na sequencia o status cancelar e em seguida salvar;

3) Selecionar na tela de bolsas novamente a bolsa que se deseja reincluir (que estará com o status cancelado), clicando sobre o semestre/ano em curso da bolsa. Selecionar o status aprovado e em seguida salvar.