Centro de Saúde
                                        Universidade Federal de Ouro Preto

Aleitamento Materno

 

 

Amamentar é poder desfrutar de uma experiência única de intimidade com seu filho(a): alimentá-lo, protegê-lo e demonstrar amor ao seu bebê fazem parte desse processo. A amamentação é um processo fisiológico, natural, mas que precisa ser apreendido. Entre em contato com a nossa equipe para apreender como e trocar experiências sobre ser mãe!

Informações:3559-1284.

Importância Aleitamento

O leite materno contém todos os nutrientes (proteína, açúcar, vitaminas, minerais e água) que o bebê necessita até os seis meses de vida para crescer saudável.

Vantagens para o bebê:

Proteção contra infecções e alergias;

Menor risco de desenvolver doenças respiratórias e diarreias;

Menos problemas na dentição e no desenvolvimento da fala;

Menor risco de obesidade, diabetes, câncer, infecção urinária e de ouvido;

Melhor desenvolvimento emocional, social, motor e da inteligência;

Vantagens para a mãe:

A mulher que amamenta perde mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez;

O vínculo afetivo entre mãe e filho é estimulado;

Amamentar diminui o sangramento do útero, prevenindo anemia;

Reduz risco de câncer de mama e de ovário;

Reduz o risco de diabetes;

O leite materno não custa nada, é de fácil aquisição, está na temperatura ideal e livre de contaminações externas.

 


 

Comitê Interinstitucional de Aleitamento Materno - CIAM

O CIAM foi criado em 24 de maio de 2012, em conformidade com a “Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde - SUS” (Portaria Nº. 037/2012 - GSMS).

Qual a sua missão?

Ser elo, incentivar e visualizar as ações para apoiar, promover e proteger o aleitamento materno e a alimentação complementar saudável. Auxiliar na diminuição das morbidades e da mortalidade materna e neonatal/infantil no município.

Quem são os membros?

O CIAM conta com representantes do Banco de Leite Humano, do Comitê de Mortalidade Materno Infantil, das Secretarias de Educação, Saúde e Vigilância Epidemiológica, da Escola de Farmácia, Escola de Nutrição, do Centro de Saúde da UFOP, da Rede IBFAN, dentre outros. 

Quando e onde ocorrem as reuniões?

As reuniões ocorrem as terças-feiras da terceira semana de cada mês, às 15:00h, na Sala de reuniões do Centro de Saúde da UFOP.

Contatos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Membros do CIAM em ação realizada na Praça Tiradentes - 04.08.2012

 

 

 


 

 

Sala de apoio à Amamentação - Cantinho da Amamentação

Consiste em uma ação para criar nas empresas públicas e privadas uma cultura de respeito e apoio à amamentação como forma de promover a saúde da mulher trabalhadora e de seu bebê.

O Centro de saúde  da UFOP possui Cantinho da Amamentação que em breve se tornará uma Sala de Apoio à Amamentação, conforme especificações da Nota Técnica n.01/2010, da ANVISA e do Ministério da Saúde. Estamos realizando mais um sonho, uma ação em prol do Aleitamento Materno! Aguardem!

 

Foto: Reunião de equipe no dia 04/04/2011, para exposição sobre a Sala de Apoio a Mulher Trabalhadora e conquista inicial do “Cantinho da Amamentação”.

SMAM - Semana Mundial de Aleitamento Materno

A Semana Mundial de Aleitamento Materno ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) define, a cada ano, o tema a ser trabalhado e definiu como tema para 2013: “Aconselhamento em amamentação: perto das mães”. Dentro deste tema, a campanha elaborada este ano pelo Ministério da Saúde traz como slogan: “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”.

O Centro de Saúde recebeu em 2012 o certificado da WABA por sua participação na Semana Mundial do Aleitamento Materno.

 

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com